Pages Menu
Categories Menu
Alfinete – Carlos Alberto Dario de Oliveira

Alfinete – Carlos Alberto Dario de Oliveira



No dia 1° de fevereiro de 1961, nascia na cidade de Jales, no interior paulista, um jogador que despontou no Corinthians e se tornou ídolo no Grêmio: o lateral-direito Alfinete.

Carlos Alberto Dario de Oliveira começou carreira nas categorias de base do XV de Jaú e, três anos após chegar ao profissional, chamou a atenção dos cartolas do Parque São Jorge.

O lateral-direito foi contratado pelo Timão em 1981 para ocupar a vaga deixada pelo ídolo Zé Maria. Não demorou muito tempo para que ele assumisse a titularidade e brilhasse na equipe.

Fez parte da famosa “Democracia Corinthiana” e se tornou campeão paulista em 1982 e 1983. No fim deste ano, teve um desentendimento com a diretoria e resolveu mudar de clube.

Ele e o ponta-esquerda Paulo Egídio foram negociados com a Ponte Preta em troca do lateral-direito Edson e do goleiro Carlos. Não teve muita sorte, afinal, o clube não estava em boa fase.

Após duas temporadas, a dupla se transferiu para o Joinville (SC). Foi ali que Alfinete recuperou o bom desempenho em campo e voltou a despertar os olhares dos dirigentes de grandes clubes.

Mais uma vez ao lado de Paulo Egídio, o lateral-direito fez sucesso vestindo a camisa do Grêmio. Os dois foram campeões da primeira edição da Copa do Brasil, disputada na temporada de 1989.

Alfinete entrou para a história tricolor ao lado de ídolos como Mazzaropi, Cuca, Assis, Kita e Edinho. Marcou toda uma geração de torcedores, que sabe de cor a escalação daquela equipe.

O jogador ainda teve passagens por Atlético-MG, Ituano (SP), Vila Nova (GO) e Fluminense. Após encerrar a carreira, tornou-se técnico e investiu até em uma rede de fast food.