No dia 8 de janeiro de 1928 era fundada uma das equipes do interior paulista que mais conquistas e façanhas obteve na história do futebol brasileiro: o Clube Atlético Bragantino.
O auge do Massa Bruta começou no ano de 1989, quando o time conseguiu uma vaga inédita à elite do Campeonato Brasileiro do ano seguinte ao ficar com o título da Série B.
Comandado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, o time foi um dos principais destaques do Paulistão de 1990, quando superou os grandes e chegou à famosa “final caipira”.
Na partida decisiva, o Braga encarou o Novorizontino e se tornou o segundo clube do interior a conquistar a competição, revelando craques como Gil Baiano, Sílvio, Moisés e Mauro Silva.
Em 1991, Luxemburgo deixou o clube e deu lugar a Carlos Alberto Parreira. Em uma campanha surpreendente, o Bragantino chegou à final contra o São Paulo de Telê Santana.
As duas partidas foram extremamente disputadas. No Morumbi, o Tricolor venceu por 1 a 0 com gol de Mário Tilico. Já no interior paulista, o Massa Bruta não conseguiu sair do zero.
O vice-campeonato, porém, entrou para a galeria de grandes feitos do clube. Assim como as três participações na Copa Conmebol, inéditas para um time do interior do Brasil.