No dia 8 de agosto de 1908, nascia na cidade de Montevidéu, no Uruguai, o primeiro jogador estrangeiro a defender as cores da Portuguesa: o atacante e artilheiro Conrado Ross.
O atleta despontou justamente na época em que o Uruguai dominava o futebol mundial, conquistando as históricas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 1924 e 1928.
Ross chegou à Lusa em 1923, tornando-se um dos principais nomes da equipe que dava os primeiros passos nos campos de São Paulo. Participou do Campeonato Paulista em 1924 e 1925.
A Portuguesa havia acabado de se desligar o Mackenzie College, com quem se uniu para disputar os primeiros campeonatos entre 1920 e 1923. Ele foi um dos primeiros ídolos da Rubro-Verde.
O atacante ainda passou pelo Juventude e pelo Urania, da Suíça. A identificação com a Lusa foi tão grande que ele retornou ao clube após decidir pendurar as chuteiras e virar treinador.
Conrado Ross foi o técnico do time da Portuguesa que chegou ao vice-campeonato paulista em 1940. Ainda dirigiu São Paulo, Palmeiras, Guarani e América-SP.