João Leiva Campos Filho – Leivinha

No dia 11 de setembro de 1949, nascia na cidade de Novo Horizonte, no interior de São Paulo, um craque que marcou época na Lusa, no Verdão e até no futebol espanhol: João Leiva Campos Filho.

Leivinha deu os primeiros passos no mundo da bola no Linense, time do interior de São Paulo. Batendo bola na equipe alvirrubra, chamou a atenção dos dirigentes da Portuguesa.

Levado à capital paulista, o jovem franzino foi lançado no time profissional com apenas 17 anos. Formou dupla de ataque com Ivair, o “Príncipe”, e foi um dos precursores da pedalada.

Formou uma das mais célebres linhas de frente da Portuguesa, o famoso “Ataque Iê Iê Iê”. Rodou o mundo ao lado de Ratinho, Ivair, Paes e Rodrigues:

Chegou ao Parque Antarctica em 1970 e descobriu o caminho dos títulos. Consagrou-se como um exímio cabeceador e integrou a eterna e inesquecível Academia de Futebol.

Bicampeão paulista (1972 e 74), bicampeão brasileiro (1972 e 73) e bicampeão do Troféu Ramón de Carranza (1974 e 75). Ganhou ainda mais espaço na seleção brasileira e disputou a Copa do Mundo de 1974.

Transferiu-se ao Atlético de Madri, onde se tornou ídolo ao lado do zagueiro Luís Pereira. Na equipe da capital espanhola, foi campeão da Copa do Rei (1975/76) e do Campeonato Espanhol (1976/77).

Voltou ao Brasil para jogar no São Paulo, em 1979, mas encerrou a carreira precocemente por problemas no joelho.