Luiz Carlos Ferreira nasceu no dia 22 de outubro de 1958 na cidade de Nova Lima, no interior de Minas Gerais. Luizinho, como ficou conhecido, despontou no time da cidade: o Villa Nova.
Não demorou para se mudar para Belo Horizonte. Foi emprestado e, logo depois, contratado pelo Atlético-MG em 1979. Comprado por 800 mil cruzeiros, uma das maiores transações à época.
Ficou marcado como um “zagueiro clássico” pela forma serena e calma de jogar. A imprensa da época brincava que ele saída de campo como se estivesse voltando de um passeio.
Comandou a zaga atleticana por 10 anos, sendo um dos maiores ídolos da torcida. Disputou 537 jogos, marcando 21 gols. Luizinho foi campeão mineiro nada menos que nove vezes.
Formou uma famosa dupla de defesa com Osmar e ganhou vaga na seleção brasileira. Convocado por Telê Santa, um admirador confesso, disputou a Copa do Mundo de 1982.
Recebeu o prêmio Bola de Prata, da Revista Placar, em 1980 e 1987. Depois do Mundial, resolveu mudar para Portugal e vestir a camisa do Sporting. Ficou em Lisboa de 1989 a 1992.
Voltou ao Brasil para defender o Cruzeiro, onde foi campeão da Copa do Brasil em 1993 e do Campeonato Mineiro em 1994. Foi no time celeste que encerrou a carreira de jogador.