Pages Menu
Categories Menu
Oséas Reis dos Santos

Oséas Reis dos Santos



No dia 14 de maio de 1971, nascia na cidade de Salvador, na Bahia, um dos principais e mais carismáticos goleadores do futebol brasileiro na década de 1990: o atacante Oséas.

Revelado pelo Galícia (BA), time da cidade natal, teve rápidas passagens pelo Pontevedra, da Espanha, pelo Maruinense (SE) e pelo Uberlândia (MG) antes de chegar ao Atlético-PR.

Vestindo a camisa do Furacão, Oséas se tornou artilheiro e ídolo. Em 1995, foi campeão brasileiro da Série B. Ao lado de Paulo Mink, formou uma das melhores duplas de ataque do Campeonato Brasileiro de 1996, indo à fase final.

Naquela temporada, despertou a atenção de diversos clubes brasileiros e assinou contrato com o Palmeiras. O jogador foi uma das transações mais caras do país naquele início de 1997.

Infelizmente, o atacante ficou marcado com um lance infeliz: um gol contra em um clássico contra o Corinthians em 1998. O craque, porém, conseguiu se redimir dos torcedores.

Foi para as redes nas decisões de dois grandes títulos da equipe alviverde: a Copa Mercosul de 1998 e a Copa Libertadores da América de 1999, sob o comando de Luiz Felipe Scolari.

No entanto, o gol que todo palmeirense guarda na memória foi anotado na final da Copa do Brasil de 1998. Contra o Cruzeiro, o time de Parque Antarctica precisava vencer por dois gols de diferença. Oséas fez o 2 a 0 aos 44 minutos do segundo tempo.

O atacante deixou o Palmeiras em 1999 justamente para atuar no Cruzeiro, onde também se tornou artilheiro e conquistou a Copa do Brasil em 2000 e a Copa Sul-Minas no ano seguinte.

O goleador ainda teve passagens por Santos, Vissel Kobe (JAP), Internacional, Albirex Niigata (JAP) e Brasiliense. Na seleção brasileira, disputou algumas partidas em 1996.

Imagens: Pinterest, Furacao.com, AreaH, Terceiro Tempo