No dia 12 de janeiro de 1936, a Lusa conquistava o segundo título seguido do Campeonato Paulista ao derrotar a equipe do Ypiranga por 5 a 2 no extinto estádio da Ponte Grande.
O campo era administrado pelo São Bento e ficava ao lado da Ponte das Bandeiras, onde atualmente está o Centro Esportivo Tietê. O local teve capacidade para oito mil pessoas.
Na primeira partida, houve empate em 2 a 2 e o Ypiranga abandonou o gramado após bate-boca com o árbitro. Um outro jogo então foi marcado para desempatar a decisão.
O técnico luso era Elysio Ferreira, que mandou a campo um onze formado por Rossetti, Fiorotti, Osvaldo, Duílio, Barros, Mandico, Arnaldo, Frederico, Paschoalino, Carioca e Adolpho.
Adolpho marcou dois gols, enquanto Paschoalino, Duílio e Carioca marcaram um gol cada. O artilheiro do campeonato foi justamente o goleador Carioca, com 18 gols.
Portuguesa e Ypiranga protagonizaram grandes decisões na época. Os dois times já haviam disputado a final do torneio estadual em 1935, também com vitória da Lusa.