Receba a Newsletter

Botafogo, Destaques, Posts, Santos

Rildo da Costa Menezes

Rildo da Costa Menezes
Publicado em: 23/01/2018 at 07:30   /   por   /   comments (0)

No dia 23 de janeiro de 1942, nascia em Recife um lateral-esquerdo de extrema habilidade, que foi um dos precursores do futebol nos gramados dos Estados Unidos: Rildo.

Ainda muito jovem, começou a trajetória no Sport e tinha como um dos principais ídolos Nilton Santos. Quando ainda jogava entre os aspirantes, teve uma oportunidade.

Rildo Costa de Menezes disputou a preliminar de um jogo entre Sport e Botafogo. Acontece que o técnico alvinegro assistiu à partida e ficou encantado com o futebol do jovem.

O Botafogo pagou a passagem para Rildo realizar testes no Rio de Janeiro. Foi aprovado e começou entre os juvenis, mas logo foi promovido aos profissionais em 1960.

Treinava marcando Garrincha e ficava na reserva de Nilton Santos. Fez parte do elenco duas vezes campeão carioca (1961 e 62) e duas vezes do Rio-São Paulo (1964 e 66).

Foi convocado pela primeira vez para a seleção brasileira em 1962, mas não ficou para a Copa do Mundo. Já em 1966, fez parte da delegação que disputou o Mundial na Inglaterra.

Em 1967, durante uma severa crise financeira do Botafogo, foi negociado com o Santos. A partir de então realizou mais um sonho, que era de treinar e jogar ao lado do “Rei” Pelé.

Na Vila Belmiro, foi três vezes campeão paulista (1967, 68 e 69), campeão brasileiro (1968), campeão da Supercopa Sul-Americana (1968) e da Recopa Intercontinental (1968).

Rildo deixou o Santos em 1971, passando novamente pelo Botafogo, e atuando no CEUB e no ABC. Em 1976, aceitou o convite de Pelé para ir jogar nos Estados Unidos.

Fez companhia ao “Rei” no NY Cosmos e se tornou um dos precursores da modalidade em solo americano. Jogou com Carlos Alberto Torres, Beckenbauer e tantos outros craques.

Nos Estados Unidos, ainda passou por California Lazers, Cleveland Force, California Sun, Cleveland Cobras e Los Angeles Aztecs, onde jogou com George Best.

Imagens: Memória Futebol, Acervo Histórico Santos FC e Futuro Sport