O primeiro torneio de futebol disputado com o nome de Copa do Nordeste ocorreu em 1994. A competição contava com 16 clubes e foi organizada pelas federações pernambucana e alagoana.
Sport e CRB, coincidentemente, fizeram a final. O título foi decidido no estádio Rei Pelé, em Maceió, no dia 15 de dezembro. O jogo foi bastante pegado e o placar desempatado apenas nos pênaltis.
O time rubro-negro tinha como principal destaque Juninho Pernambucano, que estava bem no início da carreira. Já a equipe regatiana apostava na qualidade de Lau e Marcelo Fumaça.
Apesar de a torcida alagoana lotar as arquibancadas e empurrar o clube durante todos os minutos do tempo regulamentar, o Sport levou a melhor e venceu as cobranças por 4 a 2.
O rubro-negro pernambucano era comandado pelo técnico Givanildo de Oliveira e conseguiu ficar com a taça mesmo após o destaque Juninho desperdiçar uma das penalidades.
O Sport foi a campo com Jeferson, Givaldo, Sandro, Adriano, Dedé, Dário, Juninho Pernambucano, Chiquinho, Leonardo, Fabio e Zinho. Já o CRB foi escalado com Wanderley, Cafezinho, Carlos Limoeiro, Bartô, Genilson, Jean, Lau, Wellington, Thiago, Capitão e Marcelo Fumaça.
Vale destacar que aquela Copa do Nordeste foi inspirada no Torneio José Américo de Almeida Filho, que reuniu 12 clubes em 1976 e que teve o Vitória como o grande campeão. A competição só foi reconhecida como “Nordestão” pela CBF em 2012.