Newsletter subscribe


Corinthians, Palmeiras, Posts

Amílcar Barbuy

Amílcar Barbuy
Posted: 29/03/2016 at 08:30   /   by   /   comments (0)

No dia 29 de março de 1893, nascia na cidade de Rio das Pedras, no interior de São Paulo, um dos primeiros ídolos da história do Corinthians: o atacante Amilcar Barbuy.

A família dele, de origem italiana, era ligada ao clube de Parque São Jorge desde a fundação. Um dos irmãos do craque, inclusive, desenhou o terceiro escudo do Timão.

Barbuy começou a jogar bola no Botafogo, que era um time amador do bairro paulistano do Bom Retiro. Em 1913, resolveu defender o clube do coração e logo se destacou.

O jogador alternava a posição de atacante com a de centro-médio e passou a ser um dos líderes da equipe. Com uma técnica refinada, era considerado um dos melhores atletas da época.

Goleador nato, Amilcar Barbuy foi o principal nome da conquista dos primeiros quatro títulos paulistas da história cotinthiana (1914, 16, 22 e 23). Foram dez anos de Timão, com mais de 200 jogos disputados.

Barbuy teve espaço na seleção brasileira, onde atuou 19 vezes. Na ocasião, fez parte do elenco campeão Sul-Americano de 1919 – primeiro título internacional canarinho – e de 1922.

Em 1929, trocou o Corinthians pelo Palestra Itália. O coração, porém, era alvinegro e reza a lenda que o craque chegou a jogar com uma camisa do Timão debaixo da do Verdão.

Ficou na equipe por seis anos e venceu dois campeonatos paulistas (1926 e 27). Em 1931, transferiu-se para a Lazio (ITA), onde encerrou a carreira e se tornou treinador.

Como técnico, Barbuy dirigiu o Corinthians, o Palestra Itália, o São Paulo, a Portuguesa, a Portuguesa Santista e o Atlético-MG. O craque faleceu no dia 24 de agosto de 1965.