No dia 2 de setembro de 1989 era disputada a primeira final da história da Copa do Brasil. Grêmio e Sport decidiam o campeonato no estádio Olímpico Monumental, em Porto Alegre.
Logo aos 9 minutos de partida, Assis abriu o placar para os gaúchos. Aos 31 minutos, porém, o goleiro tricolor Mazaropi se atrapalhou em uma cobrança de escanteio e jogou a bola para dentro do gol.
A sorte dele é que Cuca encontrou o caminho das redes aos 7 minutos da segunda etapa e fez 2 a 1 para o Grêmio. A primeira partida, no Recife, terminou 0 a 0 e o time do técnico Cláudio Duarte levantou a taça invicto.
Mazaropi, Alfinete, Luiz Eduardo, Edinho, Hélcio, Jandir, Lino, Cuca, Assis, Nando e Paulo Egídio estiveram em campo naquele dia. Conquistando, também, vaga na Copa Libertadores de 1990.
Já o Sport, comandado por Nereu Pinheiro, foi escalado com Rafael, Betão, Márcio Alcântara, Aílton, Aírton, Rogério, Lopes, Joécio, Marcos Vinícius, Barbosa, Édson.
Naquela temporada, a Copa do Brasil contou com os campeões e vice-campeões dos torneios estaduais do país. Foram 32 times em disputa. O artilheiro foi Gérson, do Atlético-MG, com 7 gols.