Newsletter subscribe

Atlético-PR, Flamengo, Grêmio, Internacional Limeira-SP, Internacional-RS, Juventude, Posts

João Leithardt Neto – Kita

Posted: 06/01/2016 at 19:44   /   by   /   comments (0)

No dia 6 de janeiro de 1958, nascia na cidade gaúcha de Passo Fundo o centroavante João Leithardt Neto, que ficou famoso como Kita, um dos principais artilheiros dos anos 1980.

Kita despontou para o futebol ainda jovem quando atuava no Juventude (RS), sob o comando do técnico Luis Felipe Scolari, e foi artilheiro do Campeonato Gaúcho de 1983.

O goleador foi para o Internacional no ano seguinte, quando veio a convocação para a seleção brasileira. Com a camisa canarinho, conquistou a prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles.

A fama nacional, porém, surgiu em 1986 quando levou a Inter de Limeira ao título inédito do Campeonato Paulista, sendo artilheiro isolado da competição com nada menos que 23 gols.

Kita foi disputado por diversos grandes clubes brasileiros, mas assinou contrato com o Flamengo. Não pegou uma boa época, mas ainda assim manteve a fama de artilheiro.

Em 1988, desembarcou no Canindé para defender a Lusa no Brasileirão. Com a camisa da Portuguesa, jogou ao lado de Capitão, Célio, Toninho, Catatau, Jorginho e Roberto Dinamite.

Ainda teve passagens por Gaúcho, 14 de Julho de Passo Fundo, Brasil de Pelotas, Grêmio, Figueirense, Atlético-PR e Esportivo (RS). Faleceu no dia 3 de outubro de 2015.