Newsletter subscribe


Botafogo, Flamengo, Posts, Vitória

Joel Martins – Joel

Posted: 23/11/2015 at 09:55   /   by   /   comments (0)

No dia 23 de novembro de 1931, nascia na cidade do Rio de Janeiro o ponta-direita Joel. O craque que foi ídolo no Flamengo e que foi campeão da Copa do Mundo de 1958.

Joel era considerado pela crônica da época como o “mais inglês dos pontas brasileiros”, já que tinha como característica a frieza, a concentração e o básico, sem apelar a firulas.

O jogador foi revelado nas categorias de base do Botafogo em 1948. Fez parte do elenco campeão carioca daquele ano, que desbancou o “Expresso da Vitória” do Vasco da Gama.

Transferiu-se para o Flamengo, onde logo de cara venceu três edições seguidas do torneio estadual: 1953, 54 e 55. Fez sucesso ao lado de Rubens, Índio, Zagallo e Evaristo de Macedo.

Aquela equipe ficou conhecida como o “Rolo Compressor”. Joel se destacava pelos cruzamentos em curva, de vez em quando na direção do gol, surpreendendo a defesa adversária.

Ele também foi campeão do Torneio Rio-São Paulo de 1961, considerado o campeonato nacional da época. Faz parte da seleção flamenguista de todos os tempos, com 111 gols.

Passou a ser convocado para a seleção brasileira em 1957 e, no ano seguinte, foi à Copa do Mundo na Suécia. O craque foi titular nos dois primeiros jogos e conquistou o título.

Joel ainda teve passagem pelo Valência, da Espanha, e encerrou a carreira no Vitória, onde foi campeão baiano em 1964. O ídolo faleceu no dia 1° de janeiro de 2003.