No dia 23 de novembro de 1931, nascia na cidade do Rio de Janeiro o ponta-direita Joel. O craque que foi ídolo no Flamengo e que foi campeão da Copa do Mundo de 1958.
Joel era considerado pela crônica da época como o “mais inglês dos pontas brasileiros”, já que tinha como característica a frieza, a concentração e o básico, sem apelar a firulas.
O jogador foi revelado nas categorias de base do Botafogo em 1948. Fez parte do elenco campeão carioca daquele ano, que desbancou o “Expresso da Vitória” do Vasco da Gama.
Transferiu-se para o Flamengo, onde logo de cara venceu três edições seguidas do torneio estadual: 1953, 54 e 55. Fez sucesso ao lado de Rubens, Índio, Zagallo e Evaristo de Macedo.
Aquela equipe ficou conhecida como o “Rolo Compressor”. Joel se destacava pelos cruzamentos em curva, de vez em quando na direção do gol, surpreendendo a defesa adversária.
Ele também foi campeão do Torneio Rio-São Paulo de 1961, considerado o campeonato nacional da época. Faz parte da seleção flamenguista de todos os tempos, com 111 gols.
Passou a ser convocado para a seleção brasileira em 1957 e, no ano seguinte, foi à Copa do Mundo na Suécia. O craque foi titular nos dois primeiros jogos e conquistou o título.
Joel ainda teve passagem pelo Valência, da Espanha, e encerrou a carreira no Vitória, onde foi campeão baiano em 1964. O ídolo faleceu no dia 1° de janeiro de 2003.