Pages Menu
Categories Menu
Sport Club Internacional

Sport Club Internacional



No dia 4 de abril de 1909, pouco depois de chegarem de Niterói (RJ), três irmãos fizeram um sonho se transformar em realidade em Porto Alegre (RS) e fundaram o Sport Club Internacional.

A agremiação criada por Henrique Poppe Leão, José Eduardo Poppe e Luiz Madeira Poppe tinha como objetivo lutar contra a discriminação e agregar tanto brasileiros quanto estrangeiros.

Para não haver briga, as cores que representariam o clube foram escolhidas no carnaval de rua daquele ano, disputado entre o Venezianos (vermelho) e o Esmeraldinos (verde).

O primeiro símbolo do Internacional era formado apenas com as iniciais SCI bordadas em um fundo branco. Nos anos 1960, foi adicionada uma borda e invertidas as cores do escudo.

Internacional - O primeiro distintivo do Clube

Internacional – O primeiro distintivo do Clube

O clube começou a se projetar na primeira década de história, conquistando o pentacampeonato metropolitano entre 1913 e 1917, além de vencer o primeiro clássico contra o Grêmio.

A primeira vitória no Gre-Nal aconteceu em 1915, quando o Colorado colocou 4 a 1 no placar. Em 1931, o Inter inaugurava o estádio dos Eucaliptos, que seria sua casa até 1969.

O hino do Internacional, composto por Nélson Silva, foi lançado em 1957. Naquela década, o time de futebol despontou com os primeiros grandes ídolos: os atacantes Bodinho e Larry.

O Colorado, porém, deslanchou de vez na década de 1960. Foi quando passou a ter ótimos desempenhos em torneios de nível nacional e inaugurou o estádio Beira-Rio, em 1969.

Em 1975, o Inter se tornou o primeiro clube gaúcho a conquistar o Campeonato Brasileiro. O feito se repetiu no ano seguinte e também em 1979, quando venceu de forma invicta.

Vieram os grandes ídolos como Falcão, Carpegiani, Valdomiro, Claudiomiro, Dadá Maravilha, Figueroa, Cláudio Duarte, Manga, Flavio Minuano, Mauro Galvão, Dunga, Clemer e Fernandão.

Já entre os técnicos que mais vezes dirigiram o time e conquistaram títulos estão Teté, Abel Braga, Cláudio Duarte e Dino Sani.

O Inter arrematou mais de 40 títulos gaúchos e a Copa do Brasil em 1992. O ápice veio nos anos 2000, com a conquista da Libertadores (2006 e 2010), da Sul-Americana (2008), da Recopa (2007 e 2011) e do Mundial (2006).