Newsletter subscribe


Botafogo, Cruzeiro, Flamengo, Posts, Vasco da Gama, Vitória

Bebeto

Bebeto
Posted: 16/02/2016 at 20:13   /   by   /   comments (0)

No dia 16 de fevereiro de 1964, nascia na cidade de Salvador o atacante Bebeto, que não sai da memória dos torcedores brasileiros como um dos destaques do tetra.

Apesar de fazer testes e jogar rapidamente no Bahia, iniciou a carreira no Vitória e estreou como profissional em 1982. Logo chamou atenção e, um ano depois, foi para o Flamengo.

Bebeto chegou à Gávea em um processo de reformulação do elenco, que perderia os craques Zico e Júnior. O primeiro ano foi de seca de títulos e derrotas para os principais rivais.

A maior tristeza, porém, veio de fora dos gramados. O atacante perdeu o irmão Nilton em um acidente aéreo que também vitimou o zagueiro Figueiredo na cidade de Nova Friburgo.

O primeiro título veio em 1986, quando o Flamengo derrotou o Vasco na final do Campeonato Carioca. Bebeto começou a brilhar e a se tornar ídolo na Copa União daquele ano.

O craque marcou um gol por jogo e foi o grande destaque daquela polêmica conquista nacional, que foi alvo de discussões após a CBF não considerar a competição oficial.

Em 1989, uma surpresa. Em meio à escassez de títulos no Rubro-Negro, Bebeto transferiu-se para o Vasco da Gama. Foi quando o clube conseguiu quebrar um jejum de 15 anos.

O atacante fez parte do elenco que voltou a conquistar o Campeonato Brasileiro. Jogou ao lado do ídolo Roberto Dinamite e Edmundo, com quem foi campeão carioca em 1992.

Naquele ano, Bebeto se juntou a Mauro Silva e foi defender o Deportivo La Coruña. Marcou 29 gols na primeira temporada, disputando o título espanhol nos dois primeiros anos.

Em 1994, o auge na carreira. Convocado por Carlos Alberto Parreira, fez dupla com Romário na seleção brasileira e foi um dos principais nomes do tetra na Copa do Mundo.

Bebeto ficou marcado pelas comemorações após os gols, homenageando a mulher que estava grávida. Foi campeão da Copa América em 1989 e da Copa das Confederações em 1997.

Bebeto ainda retornou ao Flamengo, ao Vitória e ao Vasco, mas também teve passagens por Sevilla (ESP), Cruzeiro, Botafogo, Toros Neza (MEX), México Gavilanes Tampico (MEX), Kashima Antlers (JAP) e Al-Ittihad (Arábia Saudita).