Newsletter subscribe

Portuguesa

Henrique Frade

Henrique Frade - Portuguesa
Posted: 03/08/2016 at 09:00   /   by   /   comments (0)

No dia 3 de agosto de 1934, nascia na cidade de Formiga, no interior de Minas Gerais, um dos grandes atacantes que se destacaram na Portuguesa nos anos 1960: o craque Henrique Frade.

Revelado pelo Flamengo, formou uma das mais famosas duplas de ataque ao lado de Dida, chegando à seleção brasileira e conquistando títulos de expressão pelo time da Gávea.

Henrique e Dida são dois dos três maiores artilheiros da história rubro-negra ao lado de Zico. Em 1964, a Portuguesa desembolsou nada menos que 30 milhões de cruzeiros pela dupla.

O dinheiro era tanto que Dida ainda ficou com cinco milhões e Henrique faturou pouco mais de um milhão. Chegaram à Lusa como grandes ídolos do país, já tendo representado o Brasil.

Os dois encontraram um time que contava com Felix, Ditão, Nair, Pamppolini, Vilela, Jair Marinho e Ivair, entre outros. Uma equipe forte comandada pelo técnico campeão do mundo Aymoré Moreira.

Como o time paulista tinha um lateral chamado Henrique Pereira, o craque do Flamengo passou a adotar o nome de Henrique Frade, logo emplacado pela crônica esportiva de São Paulo.

Não a toa, a Rubro-Verde chegou à decisão do Campeonato Paulista de 1964. Na última rodada, contra o Santos na Vila Belmiro, veio a primeira grande polêmica do juiz Armando Marques.

Muito prejudicada pela arbitragem, a Portuguesa acabou ficando com o vice. Henrique disputou um total de 61 jogos entre 1964 e 1965, marcando 25 gols e se tornando ídolo da torcida.

Ele ainda passou por Nacional (URU), Atlético-MG e Formiga, time da cidade natal. O craque atuou também em várias categorias de base. Henrique faleceu no dia 15 de maio de 2004.