Pages Menu
Categories Menu
Toninho – Antônio Benedito da Silva

Toninho – Antônio Benedito da Silva



No dia 23 de março de 1965, nascia na cidade de Campinas, no interior de São Paulo, um dos mais habilidosos jogadores que defenderam a Portuguesa nos anos 1980: o meia Toninho.

Antônio Benedito da Silva surgiu em uma família de boleiros, sendo irmão do atacante Sonny Anderson, que fez muito sucesso no futebol europeu e chegou à seleção brasileira.

Toninho foi revelado no interior paulista, pelo XV de Jaú, onde despontou como meia-direita em 1983. Bastou pouco mais de uma temporada para despertar a atenção da Portuguesa.

Formou uma das mais célebres linhas de meio-campo da Lusa ao lado de craques como Edu Marangon, Célio, Toquinho, Jorginho, Luís Muller e Esquerdinha logo no primeiro ano de clube.

Em 1985, tornou-se o artilheiro rubro-verde ao marcar 14 gols na histórica campanha que levou a Portuguesa ao vice-campeonato paulista. O time era comandado pelo técnico Jair Picerni.

Toninho foi meia-atacante da Lusa por cinco anos, tendo disputado um total de 297 jogos. Foram 117 vitórias, 102 empates e apenas 78 derrotas. O craque marcou 83 gols com a camisa lusitana.

Em 1989, o jogador chegou a ser convocado para defender a seleção brasileira. Conquistou uma oportunidade no time principal antes mesmo do irmão, Sonny Anderson, que lá fez carreira.

Antes de encerrar a carreira, Toninho ainda passou por Guarani e Vasco da Gama. Teve uma excelente atuação no futebol japonês, por Tokyo Verdy (JAP), Shimizu S-Pulse (JAP) e Urawa Red (JAP).