Newsletter subscribe


Corinthians, Flamengo, Fluminense, Portuguesa, Portuguesa Santista, Posts

Wilson Gomes – Samarone

Wilson Gomes - Samarone
Posted: 13/03/2016 at 09:00   /   by   /   comments (0)

No dia 13 de março de 1946, nascia na cidade de Santos, no litoral paulista, um dos principais goleadores da história do futebol carioca: o atacante Samarone, o “Diabo Loiro”.

Iniciou carreira na cidade natal, defendo a Portuguesa Santista. Ganhou destaque após marcar o gol do título do clube na segunda divisão estadual em 1964, chegando à elite.

Wilson Gomes, o Samarone, era um jogador manhoso, catimbeiro e provocador. No entanto, sempre atuou com inteligência e quase nunca levava cartões pelas jogadas de ousadia em campo.

Foi contratado pelo Fluminense em 1965 e não demorou a se tornar ídolo da torcida. Formou uma das melhores duplas de ataque da história tricolor ao lado de Flávio Minuano.

Samarone foi o grande destaque das conquistas cariocas de 1969 e 1971, mas o maior título da carreira foi a Taça de Prata de 1970, considerado à época o campeonato brasileiro.

Os chutes do goleador eram apelidados de “canhões” pela imprensa. O cronista Nelson Rodrigues descrevia as jogadas como de “um virtuosismo, de uma beleza, inexcedíveis”.

Samarone passou pelo Corinthians em 1971, quando formou dupla com Rivellino, mas logo voltou ao Rio de Janeiro para defender o Flamengo. Lá, viu Zico despontar na juventude.

O centroavante ainda vestiu a camisa da Portuguesa entre 1973 e 1974, mas encerrou a carreira no Bonsucesso em 1975. Fora de campo, Samarone seguiu a carreira de engenheiro.