Newsletter subscribe

Corinthians, Cruzeiro, Ponte Preta, Posts, Santos

Wladimir Rodrigues dos Santos – Wladimir

Wladimir Rodrigues dos Santos - Wladimir
Posted: 29/08/2015 at 11:16   /   by   /   comments (0)

No dia 29 de agosto de 1954, nascia na cidade de São Paulo aquele que se tornaria o jogador a mais vezes defender o Corinthians em toda a história: o lateral-esquerdo Wladimir.

A carreira do atleta esteve ligada ao time do Parque São Jorge desde o início. Foi nas categorias de base do Timão que a então jovem promessa começou a jogar e a crescer no futebol.

Wladimir Rodrigues dos Santos passou a aparecer entre os profissionais no início da década de 1970 e assumiu a titularidade durante uma excursão do Corinthians à Europa em 1972.

O lateral-esquerdo ficou marcado por ter usado a camisa quatro durante todos os 13 anos em que defendeu o clube. Foram nada menos que 806 partidas, criando um recorde nunca superado.

Ao lado de Sócrates e Casagrande, Wladimir liderou em 1982 a inesquecível ‘Democracia Corinthiana’. Naquela época, os atletas participavam de todas as decisões da comissão técnica.

Houve muita crítica por parte da torcida e da crônica esportiva, mas com o tempo o time foi convencendo e mobilizando a todos. Foi quatro vezes campeão paulista (1977, 79, 82, 83).

Teve uma oportunidade isolada na seleção em 1978, mas chegou a disputar a Copa América em 1983, quando o Brasil ficou com o vice-campeonato. Uma passagem breve, mas decisiva.

Recebeu o prêmio ‘Bola de Prata’ da Revista Placar de melhor lateral-esquerdo do país quatro vezes. Wladimir ainda tem no currículo passagens por Santo André, Ponte Preta, Cruzeiro e Santos.