No dia 29 de agosto de 1954, nascia na cidade de São Paulo aquele que se tornaria o jogador a mais vezes defender o Corinthians em toda a história: o lateral-esquerdo Wladimir.
A carreira do atleta esteve ligada ao time do Parque São Jorge desde o início. Foi nas categorias de base do Timão que a então jovem promessa começou a jogar e a crescer no futebol.
Wladimir Rodrigues dos Santos passou a aparecer entre os profissionais no início da década de 1970 e assumiu a titularidade durante uma excursão do Corinthians à Europa em 1972.
O lateral-esquerdo ficou marcado por ter usado a camisa quatro durante todos os 13 anos em que defendeu o clube. Foram nada menos que 806 partidas, criando um recorde nunca superado.
Ao lado de Sócrates e Casagrande, Wladimir liderou em 1982 a inesquecível ‘Democracia Corinthiana’. Naquela época, os atletas participavam de todas as decisões da comissão técnica.
Houve muita crítica por parte da torcida e da crônica esportiva, mas com o tempo o time foi convencendo e mobilizando a todos. Foi quatro vezes campeão paulista (1977, 79, 82, 83).
Teve uma oportunidade isolada na seleção em 1978, mas chegou a disputar a Copa América em 1983, quando o Brasil ficou com o vice-campeonato. Uma passagem breve, mas decisiva.
Recebeu o prêmio ‘Bola de Prata’ da Revista Placar de melhor lateral-esquerdo do país quatro vezes. Wladimir ainda tem no currículo passagens por Santo André, Ponte Preta, Cruzeiro e Santos.