Receba a Newsletter

Confrontos, Posts

Brasil 2×0 Bulgária – A última tabelinha de Pelé e Garrincha na seleção

Brasil 2x0 Bulgária 1966
Publicado em: 12/07/2016 at 08:00   /   por   /   comments (0)

No dia 12 de julho de 1966, Pelé e Garrincha disputavam a última partida juntos na seleção brasileira. Uma história de 16 jogos e de duas conquistas de Copa do Mundo que terminava.

A equipe canarinho subia ao gramado do Goodison Park, em Liverpool, para estrear no mundial da Inglaterra. Um público de 47 mil torcedores assistia à despedida da dupla inigualável.

Foi a estreia do Brasil na competição, contra a seleção da Bulgária de Naydenov, Shalamanov, Vutsov, Gaganelov, Penev, Zechev, Kitov, Dermendiev, Yakimov, Asparuchov e Kolev.

Os deuses da bola fizeram justiça com os dois maiores craques que o futebol brasileiro deu ao mundo. Se não reservou melhor sorte à seleção, deu uma despedida merecida à dupla.

O Brasil seria eliminado ainda na primeira fase, sem sequer o técnico Vicente Feola definir um time titular. Foram 20 jogadores colocados em campo e apenas uma vitória conquistada.

Justamente na última partida de Pelé e Garrincha em campo. O destino quis que os dois fossem para as redes e dessem uma pequena esperança à torcida, que acreditava no tricampeonato.

Pelé abriu o placar aos 15 minutos do primeiro tempo e Garrincha ampliou aos 18 minutos da etapa final. O último lance do jogo, inclusive, foi uma tabelinha entre os dois ídolos nacionais.

Foi a derradeira jogada do atacante e do ponta-direita que revolucionaram o futebol mundial. Mané, o “anjo das pernas tortas”, e Pelé, o “Rei do futebol”.

Naquela partida, a seleção brasileira foi a campo com Gylmar, Djalma Santos, Bellini, Altair, Paulo Henrique, Denílson, Lima, Alcindo, Pelé, Garrincha e Jarizinho.

Imagem: Alberto Cesar