Evair Paulino

No dia 21 de fevereiro de 1965, nascia no distrito de Crisólia, em Ouro Fino, no interior de Minas Gerais, um dos principais craques da Lusa na década de 1990: o goleador Evair.

O artilheiro chegou ao Canindé no início de 1998 como a grande estrela da equipe. O craque já era ídolo no Palmeiras e havia sido campeão brasileiro pelo Vasco da Gama no ano anterior.

Evair não era apenas um matador, mas excelente nos passes e assistências a gol. Formou uma inesquecível dupla de ataque com Leandro Amaral, que estava iniciando a carreira.

Com uma invejável qualidade na cobrança de faltas e uma pontaria incrível nas cabeçadas, Evair se tornou um dos líderes daquela equipe que chegou à semifinal do Campeonato Paulista.

O time de César, Émerson, Augusto e Evandro só não chegou à final da competição graças ao árbitro argentino Javier Castrilli, que fez uma lambança naquele jogo contra o Corinthians.

Evair ainda ficou para a disputa do Campeonato Brasileiro, em que o time comandado pelo técnico Candinho também chegou à semifinal, desta vez eliminado pelo Cruzeiro.

O craque disputou ao todo 53 partidas com a camisa da Portuguesa, conquistando 23 vitórias e 15 empates, além de ter balançado as redes em nada menos que 17 oportunidades.

Ficou marcado como ídolo no Palmeiras e no Vasco, mas também passou por Guarani, Atalanta (ITA), Yokohama Flügels (JAP), Atlético-MG, Goiás, São Paulo, Coritiba e Figueirense.