No dia 21 de fevereiro de 1965, nascia no distrito de Crisólia, em Ouro Fino, no interior de Minas Gerais, um dos principais craques da Lusa na década de 1990: o goleador Evair.
O artilheiro chegou ao Canindé no início de 1998 como a grande estrela da equipe. O craque já era ídolo no Palmeiras e havia sido campeão brasileiro pelo Vasco da Gama no ano anterior.
Evair não era apenas um matador, mas excelente nos passes e assistências a gol. Formou uma inesquecível dupla de ataque com Leandro Amaral, que estava iniciando a carreira.
Com uma invejável qualidade na cobrança de faltas e uma pontaria incrível nas cabeçadas, Evair se tornou um dos líderes daquela equipe que chegou à semifinal do Campeonato Paulista.
O time de César, Émerson, Augusto e Evandro só não chegou à final da competição graças ao árbitro argentino Javier Castrilli, que fez uma lambança naquele jogo contra o Corinthians.
Evair ainda ficou para a disputa do Campeonato Brasileiro, em que o time comandado pelo técnico Candinho também chegou à semifinal, desta vez eliminado pelo Cruzeiro.
O craque disputou ao todo 53 partidas com a camisa da Portuguesa, conquistando 23 vitórias e 15 empates, além de ter balançado as redes em nada menos que 17 oportunidades.
Ficou marcado como ídolo no Palmeiras e no Vasco, mas também passou por Guarani, Atalanta (ITA), Yokohama Flügels (JAP), Atlético-MG, Goiás, São Paulo, Coritiba e Figueirense.